Powered by ProofFactor - Social Proof Notifications

O que é meditação ativa? E quais seus benefícios?

Fala bixo, como você está? Deixa eu te fazer uma pergunta: 

Com qual frequência você se encontra concentrada no agora? Com qual frequência você se fere com lembranças e pensamentos que o levam aos erros do passado ou as preocupações sobre o que esperar do futuro?

Infelizmente isso se tornou comum, o fato de que a correria do dia a dia, e a necessidade de buscar a conquista por bens materiais, faz com que nossa mente deixe de se concentrar no que realmente importa: o agora!

Com a mente sempre a mil, com preocupações e planos, é extremamente difícil encontrar um momento de paz e tranquilidade em que você possa de fato se escutar, se entender, se sentir. 

Se você é uma destas pessoas, indicamos sem dúvida alguma a meditação ativa, que sem dúvida alguma te ajudará na busca de paz e serenidade para sua mente e para o seu espírito!

+ Veja também: Kundalini: O que é e quais seus benefícios?

Mesmo que você seja uma pessoa extremamente ativa, e que já tentou diversas vezes a meditação tradicional sem sucesso, por que não consegue se concentrar, pode ficar tranquila, na meditação ativa o cenário muda.

São através dos movimentos, da respiração, sons e técnicas que você conseguirá eliminar todo o caos presente em seu interior, tornando possível o encontro da paz, tranquilidade e harmonia que tanto busca. 

Entenda o que é a Meditação Ativa

A meditação ativa é extremamente indicada para quem possui dificuldade de concentração, já que trata-se de uma meditação em movimento.

As regras da meditação ativa, é você que faz, o importante é realizar uma sequência para conseguir chegar no ponto de calma da mente. 

Assim, como as demais meditação, a meditação ativa é ótima para quem deseja silenciar a mente, se acalmar, controlar quadros de estresse, ansiedade, etc. 

São através dos movimentos que você conseguirá eliminar toda a tensão e/ou ansiedade que deseja eliminar, o que sem dúvida beneficia não apenas a sua mente e espírito, mas o seu equilíbrio no dia a dia.

Quais os tipos de Meditação Ativa?

Existem vários tipos de meditação ativa, em uma rápida busca pela internet você encontrará várias. Separamos aqui 3, as mais conhecidas:

Meditação da caminhada

Nesta meditação o ideal a que você esteja em um local tranquilo, onde não seja interrompida e que possa ficar descalço. A meditação acontece com a percepção de cada passo, de cada movimento, de  cada sensação. 

Meditação Osho

Essa meditação funciona em 4 estágios, onde se trabalha a respiração para expressar os sentimentos reprimidos através de fala, choro, grito ou o silêncio.

Tudo acontece de uma forma que consiga ter atenção ao seu corpo, para que ao final consiga celebrar. 

Meditação Nataraj

Aqui você medita através da dança, que pode ser livre, o importante a que durante aconteça uma análise intensa de todos os movimentos que são realizados e que devem ser repetidos. 

+ Veja também: Um pouco mais sobre o Tantra

E quais as vantagens?

Existem muitas vantagens na meditação ativa, uma delas é o fato de que pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer hora, sem a necessidade de musica ou total concentração. Mas, além disso você perceberá também:

  • Mais disposição no dia a dia;
  • Melhora nos quadros de depressão;
  • Mais energia;
  • Redução de dores;
  • Melhora no sono;
  • Aumento na capacidade criativa;
  • Autoconhecimento;
  • Aumenta a confiança;
  • Reduz a ansiedade
  • Melhora nas relações interpessoais;
  • Sensação de bem-estar;
  • sensação de clareza na mente.

Não importa qual a meditação escolha, quando você pratica de forma correta, os benefício serão perceptíveis e duradouros, principalmente para quem lida com quadros de ansiedade e estresse. 

E você já conhecia a meditação ativa ou já praticou? Conta aqui nos comentários para gente. 

Logo voltamos com mais novidades, gratidão! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *